Connect with us

Sociedade

Fundação Eugénio de Almeida homenageia voluntários e organizações promotoras de voluntariado

Ao longo desta semana a Fundação Eugénio de Almeida promove um vasto conjunto de iniciativas, valorizando a participação comprometida de pessoas Voluntárias na transformação da realidade social, e das organizações que proporcionam esta prática de cidadania ativa.

Estas celebrações iniciaram-se no dia 26 de Novembro, através do acolhimento e partilha de experiências entre voluntários da Fundação e do Núcleo de Beja da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e também através da dinamização de um workshop denominado “Voluntariado pelo Mundo”, que ocorreu no dia 28 Novembro, dirigido a estudantes em mobilidade ERASMUS da universidade de Évora. No dia 29, foi realizada uma ação de sensibilização sobre voluntariado para crianças do pré-escolar e do ensino básico, com diversas atividades lúdico-pedagógicas.

Todavia, será no decorrer desta semana que as atividades se vão intensificar, nomeadamente através da realização de uma Mostra de Projetos de Voluntariado, a decorrer entre 3 e 6 de Dezembro no Centro de Inovação Social da Fundação. Através desta mostra, pretende-se dar a conhecer as iniciativas de voluntariado na cidade de Évora.

No dia 4 de Dezembro, a Fundação promove um programa de rádio em direto, reunindo um conjunto voluntários de diversos projetos da cidade para darem testemunho das suas atividades e, assim, incentivarem outras pessoas para o voluntariado.

Na manhã de 5 Dezembro, Dia Internacional dos Voluntários, vários voluntários estarão em diversos locais da cidade para realizar contacto direto com a comunidade. Durante a tarde, a partir da Sala Dialogue Café do Centro de Inovação Social, será promovida um debate sob o tema “International Volunteer Day”, colocando em rede voluntários e técnicos das salas Dialogue Café de Lisboa, Novi Pazar, Cidade da Praia, Varsóvia e Belgrado.

O ponto alto destas celebrações, decorre pelas 21h00 do dia 5, com a Secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida, Dr.ª Maria do Céu Ramos, a prestar público reconhecimento aos Voluntários, às Organizações Promotoras de Voluntariado, e às Escolas que colaboraram com a Fundação em 2019. Esta Cerimónia, inclui também uma conferencia proferida por Maria Elisa Borges, ex-Conselheira do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, e um concerto do grupo Zanguirraza. No final, será oferecido um Chocolate Quente a todos os participantes.

As celebrações terminam com uma ação de voluntariado ambiental, dia 6 de dezembro, através da plantação de árvores no Alto de S. Bento, zona norte da cidade que sofreu um incêndio em 2017, tendo a Fundação já realizado no ano passado uma outra ação de plantação de árvores.

A Fundação Eugénio de Almeida desenvolve desde 2001 um vasto Programa de Voluntariado que inclui diversos eixos, nomeadamente um Banco Local de Voluntariado, que conta com a participação de 1.200 pessoas da comunidade e mais de 60 organizações promotoras, um eixo para o desenvolvimento de Projetos de Intervenção – Voluntariado Proximidade, Voluntariado Cultural, Voluntariado nas Escolas e Voluntariado no apoio aos Cuidados Continuados no Domicilio -, um eixo dirigido à formação de voluntários e técnicos, um eixo dirigido ao conhecimento e divulgação de documentação técnica e, por último, um eixo dirigido à sensibilização e criação de cultura de voluntariado.