Connect with us

Saúde

Fumadores e ex-fumadores sentem mais dores, diz estudo

Um estudo recente da University College London (UCL) demonstrou que fumantes e ex-fumantes tem uma tendência maior de ter dor do que as pessoas que nunca fumaram na vida. A análise foi feita com base nas respostas de 220 mil pessoas através de diversos dados online no BBC Lab UK Study, em que pessoas foram acompanhadas de 2009 a 2013.

As pessoas estudadas foram dividias em três grupos: os que nunca fumaram, os que fumam diariamente e os que um dia já fumaram. Ao longo da pesquisa, os participantes foram questionados sobre a quantidade de dores que sentiam, em uma escala de 0 a 100. Os fumantes e ex-fumantes tiveram entre um e dois pontos a mais do que aqueles que nunca fumaram, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores alertaram a BBC Lab UK que ex-fumantes, de fato, tem uma sensação elevada de dor, entretanto, ainda não existem indicativos concretos que demonstrem quais são as motivações deste acontecimento.

Uma das hipóteses é de que alguns dos produtos químicos contidos na fumaça do tabaco possam levar a danos permanentes nos tecidos, resultando em uma dor mais elevada. Ainda há uma outra suposição, de que o hábito de fumar pode ter um efeito duradouro nos sistemas hormonais do corpo.

Em uma terceira possibilidade levantada associa-se o hábito de fumar não como a causa, mas como uma consequência da dor: pessoas com maior probabilidade de relatar dor podem ser pessoas com maior inclinação para começar a fumar.

Como se sabe, o hábito de fumar está atrelado a diversos problemas na saúde e no funcionamento do corpo, e com está pesquisa, há mais uma motivação para ficar longe do tabaco.

É necessário salientar que as informações aqui passadas têm caráter informativo, e não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *