Connect with us

Cultura

Festividades de São João e Feira de Atividades Económicas não se realizam em 2020

O Município de Arronches entende não estarem reunidas as condições para a realização das Festas de São João e Feira de Atividades Económicas.

As tradicionais festas de São João e a Feira de Atividades Económicas são os dois principais eventos culturais e económicos do concelho de Arronches e atraem ao concelho milhares de pessoas nos meses de junho e julho de cada ano.

As primeiras, de cariz mais popular, expoente máximo da tradição de celebrar o São João, incluindo as celebrações do Feriado Municipal, são motivo para a deslocação dos muitos Arronchenses que vivem fora do concelho e que, nesta ocasião, se deslocam para reencontrar a sua família.

A FAE, sendo um evento que pretende dinamizar a economia local e mostrar o que de melhor o concelho de Arronches tem para oferecer nos vários setores da economia, é, também um evento marcadamente cultural por onde desfilam os melhores artistas musicais nacionais e locais, atraindo milhares de visitantes ao concelho.

No entanto, a situação que se vive, no país e no mundo, provocada pela COVID-19 tem obrigado à adoção de medidas que limitam ou restringem a realização de variadas atividades e eventos como forma de prevenção da propagação desta terrível doença.

Neste sentido, no cumprimento das indicações da Direção Geral de Saúde e do estabelecido pelo Governo de Portugal, a Câmara Municipal, entendeu não estarem reunidas as necessárias condições para a realização, este ano, destes emblemáticos eventos do concelho, pelo que os mesmos estão cancelados.

Esta posição da Câmara Municipal estende-se, também, aos eventos que já se encontravam agendados, nomeadamente, o evento desportivo São Mamede Granfondo cuja realização estava prevista para o mês de junho e a Exposição Canina do Alto Alentejo, que se realizaria no início do mês de setembro.