Connect with us

Política

FERRO RODRIGUES REELEITO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O socialista Eduardo Ferro Rodrigues foi eleito, pela segunda vez, na sexta feira, dia 25 de outubro, presidente da Assembleia da República. A eleição decorreu com 178 votos a favor, 44 brancos e oito nulos, na primeira sessão do novo parlamento.

Ferro Rodrigues, prometeu, num discurso lido logo após ser reeleito, promover boas relações institucionais com os outros órgãos de soberania e destacou “a centralidade do parlamento”, pedindo que ninguém se exclua do diálogo democrático.

“Quero continuar a ter com os titulares de outros órgãos de soberania, Presidente da República, primeiro-ministro, presidentes de tribunais superiores, exemplares relações institucionais e pessoais. Sempre defendendo a autonomia e os poderes constitucionais da Assembleia da República. Nunca esquecendo que nesta casa da democracia representamos todos os cidadãos portugueses”, declarou Ferro Rodrigues.

O Presidente da Assembleia da República lembrou ainda que “temos hoje 10 partidos representados na Assembleia da República, prova , na sua perspectiva, de que “os portugueses não quiseram maiorias absolutas porque perceberam na legislatura anterior que elas não são a única via para a estabilidade política. E querem continuar a acreditar que assim é”.

No seguimento desta ideia, Ferro Rodrigues apelou a que ninguém se ponha de “fora da cultura do diálogo, seja para a aprovação das leis, seja na discussão dos desafios estratégicos que Portugal enfrenta”. Já que “uma cultura de diálogo estratégico e de lealdade institucional” é essencial ao funcionamento da democracia”, reforçou.

Dirigindo-se aos deputados, o socialista salientou ainda que “em democracia é tão importante estar no Governo como na oposição, e a ação governativa será tanto melhor quanto melhor for o trabalho de escrutínio e alternativa das oposições”.

O discurso de Ferro Rodrigues culminou numa mensagem de esperança: “Nesse ano, a Democracia Portuguesa fará 48 anos. Depois de 48 anos de má memória, teremos então 48 anos de boas memórias, boas memórias essas que não deixaremos de reavivar”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Canal Alentejo

GRÁTIS
BAIXAR