Connect with us

Alentejo

Évora presente em Encontro de Autarcas de Cidades Candidatas a Capital Europeia da Cultura em 2027

Realizou-se no em Portimão, um Encontro de Autarcas de Cidades Candidatas a Capital Europeia da Cultura em 2027, no qual esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.

Neste encontro, a que a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, viria a associar-se, as cidades concorrentes reconheceram-se também como cooperantes tendo em conta a relevância nacional e a exigência do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura. Como se pode ler na Declaração Conjunta subscrita pela quase totalidade das Cidades que já anunciaram a sua intenção de Candidatura,

Em Portugal, pela primeira vez ao nível das cidades médias, um trabalho sistemático de pensamento do território a partir da cultura está a desenvolver-se para o horizonte de uma década. As cidades souberam interpretar a importância de intervir na cultura numa dinâmica de longa duração. Assumiram-se protagonistas desta reflexão: repensam o território como relação complexa do património, das artes e das redes de cooperação cultural necessariamente inscrita numa escala europeia, provocam sinergias regionais e preparam-se para gerar uma inevitável transformação das condições de cidadania, horizonte último das políticas da cultura.

Ao desafio inicialmente lançado pela Câmara Municipal de Faro responderam as cidades de Évora, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria e Oeiras que subscreveram uma Declaração Conjunta.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Canal Alentejo

GRÁTIS
BAIXAR