Connect with us

Sociedade

Equipas de Sapadores efetuam trabalhos em Arronches

Por estes dias, a Brigada de Sapadores Florestais tem levado a efeito intervenções sobretudo na área da freguesia de Esperança.

A freguesia de Esperança é, segundo o mapa divulgado no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, de primeira prioridade para limpeza de terrenos confinantes a edificações (numa faixa 50 metros) e aglomerados populacionais e áreas industriais (numa faixa de 100 metros). De igual forma, é também prioritária a limpeza das faixas de rodagem rodoviária (numa faixa de 10 metros).

Ainda antes da publicação do despacho que classificou a freguesia como de primeira prioridade, o Município de Arronches protegia toda a área de Esperança e os seus habitantes, efetuando ao longo dos anos trabalhos que visam precisamente a gestão de combustíveis para evitar ou combater da melhor forma o aparecimento de incêndios florestais.

Nem sempre os serviços municipais conseguem dar resposta a todas as dificuldades que se encontram no terreno e por isso mesmo urgia a criação de uma Brigada de Sapadores Florestais que atuasse nesta área. No ano transato, foi então criada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo a Brigada de Sapadores Florestais, sendo de imediato assinado um protocolo de colaboração com o Município de Arronches para que os trabalhos da Brigada incidissem também na área do concelho.

Nesse sentido, a Brigada de Sapadores Florestais tem estado ao longo destes dias a trabalhar na freguesia de Esperança, tendo procedido já a algumas ações de limpeza da linha de água, bem como a trabalhos de silvicultura preventiva nas estradas e caminhos municipais, também com o corte de arvoredo, que apresentava inconvenientes para via, interferindo na visibilidade dos utilizadores.

Os trabalhos realizados têm sido acompanhados diariamente pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Arronches, na pessoa do técnico Nelson Velez.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *