Connect with us

Educação

Dia do Politécnico de Portalegre celebra-se a 25 de novembro

O Dia do Politécnico de Portalegre é comemorado a 25 de novembro, no Campus Politécnico.
Estará presente o Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. João Queiroz, para a inauguração das instalações da Escola Superior de Saúde, e será responsável pela conferência “Novos desafios para o Ensino Superior”.

O dirigente testemunhará a assinatura do protocolo com a Direção-Geral homóloga de Cabo Verde, com a qual o Politécnico de Portalegre estabelecerá um acordo, tendo em vista a operacionalização de um programa de cooperação para acesso e ingresso a cursos do IPP, por parte de candidatos oriundos daquele país lusófono.

Na ocasião será também assinado um protocolo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O acordo tem como grande objetivo, a promoção e divulgação do Sistema de Propriedade Industrial, bem como a sensibilização dos meios académico e empresarial para a importância da proteção das suas invenções, marcas e design. Recentemente, o Politécnico de Portalegre constituiu um gabinete de apoio especializado nesta área, designado por GAPI – Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial, que operacionalizará o referido protocolo.

Como é habitual, nas comemorações do dia do Politécnico, realizar-se-á a sessão solene e serão entregues os prémios que distinguem os melhores alunos, graças ao patrocínio de entidades parceiras.

Serão homenageados os trabalhadores com 25 anos de serviço na instituição e os aposentados, este ano. Está previsto o anúncio dos resultados do Prémio de I&D do IPP e a entrega dos prémios do concurso regional do Poliempreende.

A jornada começará com a apresentação de dois livros. O primeiro – O Guia Lexical Português-Chinês para o Jornalismo – é uma edição do Instituto Português do Oriente, que resulta do protocolo estabelecido com o Politécnico, no ano passado, e é fruto da colaboração de professores do Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da ESECS-IPPortalegre.

O segundo livro a ser apresentado é o 12º volume da coleção Largo da Sé. A publicação, intitulada Externalidades sociais, culturais e económicas do Politécnico de Portalegre, apresenta os principais resultados de dois estudos, impulsionados pelo CCISP, que dão continuidade ao estudo de impacto socioeconómico nos concelhos de Portalegre e Elvas, que foi efetuado, anteriormente. Trata-se de uma avaliação integrada dos efeitos económicos, sociais e culturais, que decorrem da localização do politécnico na região. Após a apresentação do livro, haverá um debate.

As atividades do período da tarde, iniciam-se com a projeção da curta-metragem de animação “Ode à Infância”, um trabalho dos alunos João Monteiro e Luís Vital, do curso de Design de Animação e Multimédia, que foi premiado na última edição da Festa Mundial da Animação.