Connect with us

Saúde

Desinfeção das ruas de Moura

No mês de março, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo fez chegar às Câmara Municipais recomendações para adoção de medidas preventivas no combate à propagação da COVID-19. No documento era recomendado aos municípios que dessem início à pulverização e desinfeção de vias, espaços e equipamentos públicos.

Também a Direção Geral de Saúde tem vindo a recomendar que se siga o “princípio de precaução”, realçando a importância de se continuar a desinfetar e a limpar objetos e superfícies. Relativamente a um recente estudo da OMS, que diz não ter encontrado evidências conclusivas da transmissão do SARS-CoV-2 através do contacto com superfícies, a DGS afirma que o mesmo “é inconclusivo” e que os cuidados de desinfeção devem ser mantidos. Ainda neste âmbito a Direção Geral de Saúde acrescenta que na dúvida, o melhor é manter as precauções.

Tendo em conta as recomendações das autoridades de saúde, a Câmara Municipal de Moura no seguimento das medidas de prevenção da propagação do Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), em parceria com a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Bombeiros Voluntários de Moura, Moura Atlético Clube, GNR, PSP e Juntas de Freguesia, irá avançar com uma nova ação de desinfeção de todas as ruas do concelho.

Em Moura, os trabalhos de desinfeção serão realizados na hoje, dia 20 de maio de 2020, a partir das 20 horas, consistindo na pulverização de todas as ruas com produto desinfetante, peróxido de hidrogénio. Apesar de cientificamente esta não ser uma substância corrosiva, aconselha-se a todas as pessoas que retirem, momentaneamente, as suas viaturas do local onde estão estacionadas, aquando da passagem dos equipamentos de pulverização, para que esta ação tenha o resultado pretendido.