Connect with us

Política

Congresso Nacional do PS será em maio

O Partido Socialista aprovou o seu calendário de eleições internas, que culminará nos dias 30 e 31 de maio, com a realização do XXIII Congresso Nacional do PS, em Portimão, durante o qual serão eleitos os novos órgãos nacionais do partido. Duas semanas antes terá lugar a eleição direta do Secretário Geral. Pela primeira vez, os simpatizantes poderão participar neste processo eleitoral, que se pretende mais transparente e democrático.

O calendário deste novo ciclo interno foi aprovado pela Comissão Nacional, que esteve reunida no Porto durante a tarde de sábado. Trata-se do maior órgão do Partido entre congressos e, além do calendário, aprovou também os regulamentos eleitorais. No final de janeiro terão lugar as eleições para as estruturas concelhias, com a novidade de ocorrerem em simultâneo, pela primeira vez, eleições para as estruturas de base concelhia das Mulheres Socialistas (MS-ID). Trata-se de uma novidade que decorre do novo Regulamento Nacional da organização. A 13 e 14 de março serão eleitos os líderes das Federações Distritais do PS e das MS-ID. Os Congressos federativos terão lugar na primeira semana de abril.

O novo ciclo socialista vai preparar as estruturas do partido para continuar a apoiar o Governo e o Grupo Parlamentar e também para enfrentar o próximo ciclo eleitoral autárquico.

Nesta reunião, o Secretário Geral do PS, António Costa, centrou o discurso no momento político, dominado pelas negociações em torno do Orçamento do Estado para 2020, dando nota de que “não temos de ter vergonha de ter um superavit” orçamental, lembrando que Portugal quer honrar os seus compromissos reduzindo a dívida pública.