Connect with us

Alentejo Litoral

Concelho de Santiago do Cacém abre época balnear

As praias do Concelho de Santiago do Cacém abriram a época balnear no dia 20 de junho, este ano, devido à pandemia da COVID-19, com regras de utilização para garantir a segurança de todos os banhistas.

A vigilância balnear é assegurada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém na praia da Fonte do Cortiço (Areias Brancas), uma vez que não há concessionário, e na Praia do Monte Velho (Porto das Carretas), que apesar de não ser considerada praia de uso balnear é bastante frequentada no verão. Na Praia da Costa de Santo André é da competência do concessionário assegurar a colocação de nadadores-salvadores.

Devido à pandemia da COVID-19, e segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Praia da Costa de Santo André terá uma lotação de 2.500 pessoas e a da Fonte do Cortiço de 400 pessoas. Fica o conselho para que, antes de sair de casa para a praia, consulte a aplicação app infopraia da APA e verifique a situação de ocupação.

Para garantir uma frequência das praias em segurança recorde-se que os níveis de lotação destas estão devidamente sinalizados, na estrada de acesso às mesmas, através de bandeiras: verde (ocupação baixa), amarela (ocupação elevada) e vermelha (ocupação plena)

O Município de Santiago do Cacém volta a hastear, neste época balnear, o galardão da Bandeira Azul nas praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço, no próximo dia 23, terça-feira. Estas duas zonas balneares foram, também, distinguidas com o galardão Praia Dourada atribuído pela Associação Ambientalista Quercus, pela qualidade da água.