Connect with us

Cultura

Castro Verde: ENTRUDANÇAS 2020

Já começaram as primeiras sessões de preparação para o projeto com a comunidade local no âmbito do Festival Entrudanças 2020.

“Mão na Massa” é o título do projeto que o escultor Eduardo Freitas, autor da peça que este ano dá corpo ao cartaz do festival, está a desenvolver com a comunidade de Entradas e de Castro Verde.

Um projeto de artes visuais que tem como tema o pão, o corpo e o barro e que promove a reflexão em torno dos valores históricos, sociais e culturais que estes três elementos representam para o Alentejo.

Assente no projeto estará também o diálogo entre a vertente tecnológica das artes – áudio e vídeo – e o património material e imaterial da região, como o fabrico do pão artesanal, a sabedoria popular, a oralidade e as lendas, entre outros aspetos relacionados com o pão. Esta vertente será dinamizada por Inês Alves e culminará numa exposição coletiva a realizar no Museu da Ruralidade, onde serão exibidos os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos participantes.

O Festival acontece em Entradas, de 21 a 23 de fevereiro, e promete três dias de muita animação, com uma programação que remete para uma dança de identidade partilhada, cruzando gentes, tradições e o saber-fazer da comunidade local. Os bailes e as diferentes oficinas, os passeios e a gastronomia local, serão parte importante do festival. O cante, a música de tradição e o artesanato voltam a ser presença assídua e o mote para o desenrolar de um conjunto de iniciativas que celebram a cultura alentejana.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *