Connect with us

Sociedade

CASTELO DE VIDE UNIDO CONTRA A POBREZA

Castelo de Vide assinalou a 22 de outubro o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza através da construção de uma “manta de mosaico de tecidos”. A iniciativa contou com a participação das IPSS do concelho, respectivamente o Centro Paroquial, a Santa Casa da Misericórdia, o Lar da 3 Idade de Póvoa e Meadas e a Fundação N. Sra da Esperança, com a Junta de Freguesia de São Tiago, a NAVVD e a Academia Sénior.

A cada uma das instituições coube a construção de um quadrado de tecido, que devia conter uma mensagem contra a pobreza. A construção desta manta de retalhos é segundo o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, “símbolo da importância vital que todos os agentes sociais detêm para a coesão das nossas comunidades castelo-vidense e povoense”. O resultado final desta iniciativa está em exposição no Adro dos Paços do Concelho.

António Pita enalteceu ainda “o papel insubstituível dos monitores, técnicos e auxiliares que, no dia a dia, nestas instituições têm esta missão de vida”, uns contribuem para o crescimento saudável das crianças, e “outros prestam cuidados elementares para o envelhecimento com maior qualidade de vida nos mais idosos”.

Esta iniciativa multiplicou-se por todo o país e toda a Europa, sendo resposta a um apelo da Rede Europeia Anti-Pobreza. Segundo a Rede “a partir da criação de uma Manta de Retalhos de Tecido criámos um trilho, que procura chegar à história ou a estórias de família, ao conhecimento e valorização das pessoas que a constituem e, à tomada de consciência coletiva dos valores que a sustentam”.