Connect with us

Política

CASTELO DE VIDE APROVA ORÇAMENTO PARA 2020 COM 2 VOTOS A FAVOR E 3 ABSTENÇÕES

O Plano de Atividade para os anos de 2020/2023 e o Orçamento para o ano financeiro de 2020 de Castelo de Vide foram ontem,dia 30 de outubro, aprovados pelo Executivo Municipal com dois votos a favor, do Presidente, António Pita e do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Nuno Calixto e 3 abstenções dos Vereadores do PS, Tiago Malato e Fernando Valhelhas e do Vereador do PSD e ex Vice-Presidente António José Miranda.

A abstenção ex Vice-Presidente do Município, ficou, segundo o blog “Notícias de Castelo de Vide”, a dever-se a razões políticas e não técnicas, pelo facto de o Vereador do PSD “considerar ter sido marginalizado na preparação dos documentos”, depois de afastado por António Pita da Vice-Presidência.

No que diz respeito à atualização de preços e tarifas, referentes à cedência e Utilização de Viaturas de Transporte Coletivo Municipal, ao Abastecimento de Águas do Concelho, à Recolha e Drenagem de Águas Residuais e à Recolha de Resíduos Sólidos e de Limpeza Pública, todas as propostas foram aprovadas por 3 votos a favor (vereadores do PSD) e 2 votos contra dos vereadores do PS. Os vereadores da oposição justificam o seu voto por considerar que “a Câmara está a cobrar acima da inflação, sendo a diferença acumulada em 2019, segundo o município de 4,43%”.

“Para se ter uma ideia, este valor representa mais que três vezes a média dos acertos anuais! Em cada 100 euros pagos à Câmara, mais de quatro não lhe são legalmente devidos”, diz o Vereador Tiago Malato.

No entanto, foi unanime a votação no que diz respeito aos documentos de fiscalidade municipal, da variável do IRS, ao Lançamento de Derramas 2019, às taxas de IMI a aplicar aos Prédios Urbanos de 2019, a cobrar em 2020 e à Taxa Municipal de Direitos de Passagem.

As resoluções provenientes da reunião extraordinária do Executivo Municipal foram enviadas para aprovação definitiva pela Assembleia Municipal, que terá a próxima reunião ordinária a 29 de novembro.

Canal Alentejo

GRÁTIS
BAIXAR