Connect with us

Sociedade

Câmara Municipal de Redondo apela à intervenção das crianças e dos jovens para tomadas de decisões

Agenda da Juventude para a Saúde na Próxima Década 2020 – 2030 é a iniciativa que o Conselho Nacional de Saúde (CNS), em articulação com a Direção – Geral da Educação (DGE) e vários parceiros, está a promover durante este ano letivo, e que visa envolver crianças, jovens e escolas em debates sobre a sua saúde, o bem-estar e as políticas da área que lhes são destinadas, além de outras ações.

Os mais novos são chamados a dar o seu contributo na construção da Agenda e do Plano Nacional de Saúde 2021 – 2030.

O CNS e a DGE propõem que os debates tenham início, nas escolas, ainda durante este mês e os contributos escritos resultantes dos mesmos sejam enviados até dia 24 de março de 2021 para o email geral.cns@cns.min-saude.pt.

O CNS disponibiliza um questionário online (https://cutt.ly/rhdy7pa), através do qual os jovens até aos 25 anos poderão dar o seu contributo individual no planeamento da Agenda.

Em paralelo e em colaboração com a Federação Nacional das Associações Juvenis, o CNS vai promover grupos focais com jovens entre os 18 e os 25 anos, no sentido de recolher contributos para o seu envolvimento nas políticas de saúde.

Os “frutos” da iniciativa vão ser conhecidos em 2021, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde – a 07 de abril –, e debatidos em data ainda a agendar.

A Câmara Municipal de Redondo apela à comunidade escolar do concelho para participar nesta ação de extrema importância, que dá a oportunidade aos mais novos de serem ouvidos, de contribuírem como membros ativos da sociedade e de serem envolvidos em tomadas de decisão nos domínios da saúde, da economia, da política, da cultura e da sociedade em geral.

Consulte aqui o projeto da Agenda da Juventude para a Saúde na Próxima Década 2020 – 2030: http://www.cns.min-saude.pt/…/Projeto_Agenda-da…