Connect with us

Saúde

Brasil bate recorde de novos casos de coronavírus no mundo em 24h

Brasil tem 52.645 mortes por covid-19; casos vão a 1.145.906

O Brasil é considerado o novo epicentro do coronavírus. (Foto: Unsplash).

O número de novos casos da covid-19 registrados pelo Brasil em 24 horas e submetidos à OMS representa um novo recorde mundial. No boletim diário publicado pela agência mundial no último domingo (21), indica-se que houve 54,7 mil infectados extras no país nos últimos dias. 

Os novos dados representam o maior salto no mundo em um dia deste o início da pandemia, em janeiro deste ano. De acordo com a agência mundial, um dos fatores que teria provocado este salto, em apenas um dia, teria sido o represamento de exames que ainda não haviam tido resultados conclusivos ou não haviam sido contabilizados no sistema de dados. Fenômenos parecidos já aconteceram em outros países anteriormente, como, por exemplo, no Chile e nos EUA. 

Em relação a situação no Brasil, os dados se referem aos dois dias que antecederam os números divulgados na última sexta-feira, em que os números haviam ficado abaixo da média. O que teria levado a esta situação seriam dificuldades técnicas em nove secretarias da saúde estaduais, que não teriam conseguido notificar os números totais de seus estados, para que o número pudesse ser divulgado em sua totalidade. 

Leia também: Brasil é destaque no mundo por esconder dados de mortes por covid-19; OMS cobra transparência

Ao ser registrado no balanço da última sexta-feira, o resultado atingiu um número inédito desde o início da pandemia. Mesmo que o número tenha sido alterado e corrigido posteriormente, o fenômeno tem preocupado a OMS, já que em alguns comunicados a organização aponta que esta situação pode apontar uma possível sub-notificação de casos, e em possíveis dificuldades das secretárias estaduais de lidarem com o número de testes em seus respectivos estados. 

Os 54,7 mil novos casos se referem aos números publicados pelo Ministério da Saúde já na última sexta-feira, contabilizando este novo número as 1.206 mortes já notificadas. 

Segundo a OMS, o maior registro em 24 horas havia acontecido nos Estados Unidos, no final de abril. Em 26 de abril, foram contabilizados 38 mil novos casos. Nos novos boletins notificados pelo país, os números não se distanciam tanto do antigo recorde, batendo 36 mil infectados extras. 

Na última semana, o Brasil teria se aproximado dos números do pior momento da pandemia do novo coronavírus nos Estados Unidos, de acordo com os especialistas da área e organizações internacionais que vem contabilizando os números mundiais.  

De maneira geral, o Brasil já passou de um milhão de casos, estando no segundo lugar do mundo com mais casos do novo coronavírus. Entretanto, de acordo com a OMS, somando apenas os últimos dias, o Brasil é o país com o maior número de casos – 204,1 mil

No mundo, em um dia, 183 mil novos casos foram registrados. Quase 30% deles registrados em solo brasileiro. Desde o início da pandemia global, nenhum país da Europa Ocidental teria contabilizado mais de dez mil novos casos em um único dia. 

Beatriz Bergamin

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *