Connect with us

Sociedade

Bola de fogo ilumina madrugada no sul de Portugal

Na madrugada de hoje, segunda feira, uma bola de fogo passou pelo céu no sul de Portugal, onde a luz, provocada por um meteorito, acabou por se extinguir, noticiou o JN.

A bola de fogo, que percorreu o sudoeste da Península Ibérica, foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade de 227 mil quilómetros por hora.

O acontecimento foi detetado pelos sensores do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), dos observatórios astronómicos de Calar Alto (Almeria), Sevilha e La Hita (Toledo).

Segundo a análise do principal investigador do projeto SMART, José María Madiedo, do IAA-CSIC, a bola de fogo foi registada às 3.49 horas de segunda-feira.

Uma rocha de um asteroide entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de cerca de 227 mil quilómetros por hora e, devido à sua grande luminosidade, pôde ser vista numa grande parte do sul e centro de Espanha.

Ao entrar na atmosfera a esta velocidade, fez com que a rocha se tornasse incandescente, gerando assim uma bola de fogo que começou a uma altitude de cerca de 132 quilómetros a oeste da Andaluzia.

Seguiu uma trajetória para oeste, extinguindo-se a uma altitude de cerca de 60 quilómetros.

Foto: Jose María Madiedo

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *