Connect with us

Cultura

BEJA COMEMORA O CANTE COM INAUGURAÇÃO DE CENTRO INTERPRETATIVO

Para comemorar o quinto aniversário da classificação do Cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, a Câmara Municipal de Beja inaugura no dia 26 de outubro, pelas 17h30, o Centro Interpretativo “A Música Portuguesa”.

No Centro Interpretativo será possível conhecer um pouco da história do Cante Alentejano e da Viola Campaniça e através de uma Mesa Interativa MPGDP, navegar pelos mais de três mil viídeos gravados por Tiago Pereira desde 2011, com destaque para o reportório de música tradicional do Concelho de Beja. Aos visitantes será ainda proporcionada uma experiência musical que consiste no escutar de duas Modas Alentejanas interpretadas pelas Cantores do Desassossego, um grupo do concelho de Beja.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Arsénio, a data é bem mais do que simbólica, “é, de certa forma, o culminar de um período de adequação desta manifestação cultural, à notoriedade que a inscrição da lista universal confere”. Para o autarca, “o Cante mudou muito”, mas a sua força serão sempre as colectividades. Por isso mesmo, em Beja “a data será comemorada centrando a atenção nos grupos corais do Concelho, dando-lhes voz”, em espaços nos quais o Cante está no seu habitat natural, as igrejas da cidade.

Cinco anos após a classificação podem contar-se por Beja e suas freguesias dezanove grupos corais seniores e dois grupos corais infantis. Prova que “Beja sempre foi e será terra de cante”, dia Paulo Arsénio, que acrescenta “nestas três datas fazemos o convite para que todos se possam deslocar a Beja e escutar este Cante vital”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *