Connect with us

Turismo

Autarca de Santiago do Cacém em embaixada Alentejana na República Checa

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, fez parte da embaixada cultural e económica do Alentejo que se deslocou a Praga, Republica Checa, para a apresentação do 16.º Festival Terras sem Sombra que decorre entre janeiro e julho.

A República Checa é o país convidado desta temporada que foi apresentada num concerto que teve lugar no Convento de Santa Inês da Boémia, dia 9 de Janeiro, na cidade de Praga, pelo Grupo Coral Os Boinas. O Autarca manteve contactos com a vice Ministra da Cultura checa, senadores do Parlamento, a Presidente da Câmara Municipal de Praga e o embaixador de Portugal neste país.

Santiago do Cacém recebe na Igreja Matriz de Santiago Maior, dia 27 de junho pelas 21h30, o Smetana Trio constituído por Jan Talich, no violino, Jan Paleniček, no violoncelo, e Jitka Čechova, no piano. O Smetana Trio foi fundado em 1934 pelo pianista Josef Pálenícek, pelo violinista Alexandr Plocek e pelo violoncelista František Smetana. Este agrupamento prossegue os ideais interpretativos dos fundadores e é o mais destacado ensemble camerístico da República Checa. Já realizou inúmeras digressões internacionais. Da sua extensa discografia destacam-se os registos dedicados às integrais dos trios para piano de Shostakovich e Ravel e à obra de Dvořák. O programa do Festival propõe no âmbito do património a visita “Com Roma ao fundo: O Sítio Arqueológico de Miróbriga”, no dia 27 de junho pelas 15h00. Na vertente da biodiversidade a proposta passa pela “Mansa Corrente: O Curso Médio do Rio Sado”, no dia 23 de junho pelas 09h30.

O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, foi o cartão de visita do Festival Terras sem Sombra na República Checa, em mais um passo para a sua internacionalização, depois das presenças nos Estados Unidos e na Hungria, países convidados de edições anteriores. O Festival vai decorrer nos concelhos de Vidigueira, Barrancos, Mértola, Arraiolos, Viana do Alentejo, Beja, Ferreira do Alentejo, Castelo de Vide, Sines, Alter do Chão, Santiago do Cacém e Odemira.