Connect with us

Educação

Artista Inês Teles fez oficina com alunos da Sra. da Glória no Alto de S. Bento

Um grupo de alunos do 1º ano da Escola Básica da Sra. da Glória participou numa oficina de moldagem de barro com a artista Inês Teles (projeto artístico «Walk The Curve»), no dia 17 de Novembro de 2020, no Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, em Évora.

Foi com entusiasmo que as crianças moldaram vasinhos com dois tipos de barro e duas técnicas diferentes – a da bola e a do rolo – num espaço seguro e aprazível. Os serviços operacionais da Câmara de Évora construíram este novo espaço para atividades ao ar livre no lugar antes ocupado por antigas barracas. Foram reutilizados tapetes de relva artificial vindos do Espaço Criança da Feira de S. João e mantidos os traços tradicionais do muro e muretes que sustentavam as barracas, preservando a memória do espaço. Nessa tarde, foi também realizada uma sessão com a equipa dos recursos educativos municipais.

A artista Inês Teles (em parceria com Ayelen Peressini) participou no projeto “Walk in Curve”, integrado no festival Artes à Rua 2019, cujo resultado está patente junto aos moinhos do Alto de S. Bento sob a forma de escultura, a qual pretende criar uma articulação entre a arquitetura e a paisagem rural alentejana.

No âmbito deste projeto está ainda agendado o lançamento do livro WALK THE CURVE, no dia 24 de Novembro, pelas 16 horas, no espaço Brotéria (Lisboa), que poderá ser seguido em direto através do facebook Snob na Brotéria, em https://www.facebook.com/Snob-na-Brot%C3%A9ria-233544823794970

O livro reúne textos e imagens de vários autores, Raquel Guerra, João Rolaça e Tânia Teixeira, que mostram as diversas fases de construção. Ayelen Peressini e Inês Teles irão também conversar sobre o projeto, realizado em Dezembro de 2019, em Évora. Pode ainda conhecer mais a obra desta artistas em http://www.inesteles.pt e http://www.ayelenperessini.com