Connect with us

Sociedade

Arquivo Municipal de Elvas marca presença na 21ª Reunião da RAA-DE

O Arquivo Municipal de Elvas marcou presença, a 13 de novembro, em Portel, na 21.ª reunião da RAA-DE (“Rede de Arquivos do Alentejo – Secção do Distrito de Évora”). 

O Arquivo Municipal de Elvas (Histórico e Intermédio) está integrado num dos seus grupos de trabalho, sendo que o programa do evento contou com a abordagem de temas como a estratégia para normalização descrição e indexação de fundos e articulação com centros de investigação da Universidade de Évora; a apresentação das Estratégias Municipais e Organizacionais para a Salvaguarda do Património Arquivístico; o Diagnóstico ao Sistema de Arquivo Organizacional; a apresentação dos roteiros temáticos; dúvidas sobre o AtoM; a divulgação de fundos do Arquivo Municipal de Portel; o ponto de situação do Encontro Transfronteiriço de Arquivos tema “Políticas e sistemas de arquivos”, a realização do Encontro de Redes de Arquivos; e a participação no Encontro BAD ao Sul.

O RAA-DE Rede de Arquivos do Alentejo – Secção do Distrito de Évora (RAA-DE), é uma entidade que decorre da estratégia de criação e de dinamização de redes de arquivos promovida pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). 

O trabalho colaborativo desenvolvido pelas redes de arquivos tem sido uma mais-valia na implementação de projetos emanados da DGLAB, aumentando a eficácia do órgão coordenador do sistema nacional de arquivos. Paralelamente, as redes vêm construindo agendas próprias de acordo com as necessidades mais prementes dos seus membros.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *