Connect with us

Sociedade

Aqueduto da Amoreira e Paços do Concelho às escuras no sábado

As luzes do Aqueduto da Amoreira e dos Paços do Concelho, em Elvas, vão ser desligadas, entre as 20.30 e as 21.30 horas, no próximo sábado 28, no âmbito da “Hora do Planeta”, à qual aderiu a Câmara Municipal de Elvas, como forma de sensibilização para as alterações climáticas.

A autarquia demonstra, com este gesto, a sua preocupação com o ambiente, nomeadamente com o aquecimento global e os seus efeitos sobre o planeta, que se traduz na adesão a este movimento ambiental de movimento de sustentabilidade global.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Elvas tem vindo a apostar em iniciativas que se traduzam numa maior sustentabilidade ambiental, sendo exemplo disso, a substituição da iluminação elétrica normal, por iluminação led, entre outras medidas.

A Hora do Planeta terá este ano, também, o formato on line e, face às circunstâncias, no seio familiar.

Assim sendo, a organização propõe que as famílias mostrem a sua criatividade e que apaguem as luzes e acendam, nesta hora, uma vela à janela, podendo depois partilhar o momento no site “Hora do Planeta”, ou partilhar nas redes sociais, nomeadamente nas stories de Instagram e Facebook, com destaque nos highlights, do movimento ecológico, bastando enviar a mesma por mensagem privada nas redes, ou para o seguinte mail: anp@natureza-portugal.org.

Lançam ainda o desafio de, nesta comemoração digital, poderem, em família, cozinhar uma receita que tenha uma base sustentável; um momento de storytelling à volta da natureza; uma atividade que promova o bem-estar e equilíbrio (meditação, yoga, respiração consciente); ou atividades em família com o enfoque no nosso planeta (desenhos, teatralizações, cantigas, músicas…).

O desafio passa por, cada um de nós, criar a sua própria Hora do Planeta e juntar-se aos eventos digitais que os portugueses estão a criar, no dia 28 de março, entre as 20.30 e as 21.30 horas e nesse dia vamos todos desligar pelo planeta!

A “Hora do Planeta” é um movimento ambiental global que tem como objetivo sensibilizar para as alterações climáticas e o seu efeito no planeta, convidando assim as empresas, autarquias, comunidades e as populações a desligar as luzes das suas casas, edifícios e monumentos, durante uma hora, como forma de combater o aquecimento global.

Neste âmbito, a Autarquia convida também os elvenses a aderir a este “apagão”, desligando as luzes durante esta hora, e acendendo uma vela à janela, para que todos possamos assumir um modo de vida mais sustentável e pensar nos problemas do planeta.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *