Connect with us

Sociedade

Alunos da EB de Cuba contribuem para criação do “Caderno de Notas Contra a Violência Doméstica”

Na data em que se assinala o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres” – a 25 de novembro – damos conta do lançamento do “Caderno de Notas Contra a Violência Doméstica”, uma iniciativa da Associação Moura Salúquia e do Núcleo de Atendimento à Vítima de Beja, com o apoio da Câmara Municipal de Cuba.

A elaboração deste “Caderno” contou com o contributo – em texto e desenhos – dos alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Cuba.

Tal como explica a Associação “este caderno e os contributos que nele constam são resultado de diversas ações de sensibilização e conversas mais ou menos informais que fomos mantendo com crianças e jovens de vários graus de ensino nos concelhos do nosso território de intervenção sobre aquilo que é a Igualdade de Género e a Violência Doméstica”, adiantando que “estes podem parecer temas complexos para jovens e crianças mais pequenas, mas a realidade é que importa trabalhá-los desde cedo, sempre naturalmente num formato adequado à sua idade e ao seu desenvolvimento, Quando falamos de violência, falamos essencialmente de empatia e da capacidade de nos colocarmos no lugar do outro”.

De acordo com as promotoras da criação deste Caderno “quando falamos de igualdade, falamos de justiça e respeito pelo outro e reforçamos a importância da diversidade. O que fomos percebendo ao longo do tempo é que os jovens e crianças não só nos ouvem atentamente, como têm uma visão sobre estes temas e querem partilhá-la! Muitas vezes, uma visão tão próxima da dura realidade da violência doméstica, que não podemos deixar de ficar surpreendidas!”

“Esta foi a nossa forma de ajudar na partilha da sua visão, ao mesmo tempo que relembramos a importância de continuar o combate à violência doméstica, uma responsabilidade de todos e todas enquanto cidadãos e cidadãs”, sublinham.

Facebook Comments