Connect with us

Turismo

Aljustrel tem o Maior Percurso Mineiro Urbano do País

A partir de agora há um percurso que permite conhecer Aljustrel a pé, levando os caminhantes a passar pelos principais locais de interesse da Vila Mineira. Trata-se daquele que é considerado o “Maior Percurso Mineiro Urbano do País”, que tem uma extensão de 12 quilómetros e uma duração aproximada de três a quatro horas, passando por caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais.

Aos amantes das caminhadas, Aljustrel lança agora o desafio para que, passo a passo, desvendem os segredos e as riquezas desta povoação, perdendo-se pelas ruelas, praças e monumentos, apreciando o património religioso, mas também o mineiro e o ligado à atividade agrícola, e que convivam com as gentes da terra, de modo a perceberem a sua cultura e a sua identidade. Até porque esta é a forma “mais sustentável” de conhecer a vila.

A sinalética deste novo caminho pedestre, que se intitula “Aljustrel tem uma mina” e que tem como temáticas o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural, já começou a ser instalada. E, uma vez que tem até 30 quilómetros, a que está a ser marcada é a utilizada, reconhecida e aceite internacionalmente como a de um percurso de “Pequena Rota”. Assim, em diversos locais de Aljustrel, já se podem avistar os traços marcados a vermelho e a amarelo que indicam o caminho certo, o caminho errado, que dão a indicação para virar à esquerda ou para virar à direita.

O grau de dificuldade deste percurso pedestre, que mostra Aljustrel de “lés a lés”, é baixo e está acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em equipamentos adequados, e a invisuais, desde que acompanhados. Prevê-se que o ponto de partida e de chegada deste caminho seja a antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril.

Este percurso está homologado e registado e surge no âmbito do projeto TransAlentejo, que pretende dinamizar o turismo de natureza, e ao qual a Câmara Municipal de Aljustrel se associou. Projeto, este, que é promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo.