Connect with us

Educação

Alcácer do Sal debate “Cidadania e Direitos Humanos”

O 2º Encontro “Cidadania e Direitos Humanos” decorre no dia 10 de dezembro (terça-feira), no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, entre as 9h e as 17h.

A iniciativa, inserida na estratégia definida no Plano Intermunicipal para a Igualdade 2017-2020 elaborada pelo grupo de trabalho do Litoral Alentejano e validado pelos municípios aderentes (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines), visa informar e sensibilizar para as questões de igualdade de género enquanto princípio fundamental dos Direitos Humanos.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30, com a intervenção de Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. Ao longo da manhã serão debatidos os temas: a igualdade entre mulheres e homens (com Manuela Tavares, da União de Mulheres Alternativa e Resposta e Lúcia Ramiro, do Projeto Aventura Social da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa/ Escola Secundária Poeta Al Berto – Sines); a prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (por Paulo Guerra, do Centro de Estudos Judiciários e Marta Carlos, do Programa de Acompanhamento Psicológico para a Reinserção de Agressores do Crime de Violência Doméstica, da Intervir.Com); o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais (com Hermínia Prata, da Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género e Paula Allen, da Associação Plano I/ Casa Arco-Íris – Casa de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica LGBTI).

O período da tarde será pautado por workshops. A sessão de encerramento, às 16h30, vai contar com a intervenção de Teresa Fragoso, presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e de Nuno Pestana, vereador do Município de Alcácer do Sal.

Os interessados em participar podem proceder à inscrição online através do link https://tinyurl.com/2encontro10dez2019

Esta iniciativa é, no corrente ano, da responsabilidade do Município de Alcácer do Sal e da Intervir.com Associação, em parceria com os Municípios de Grândola, Santiago do Cacém e Sines, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal Mais Igual – Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030.