Connect with us

Alentejo

A FALSA QUESTÃO DA ‘PROIBIÇÃO’ DE MENORES DE 16 ANOS ASSISTIREM ÀS TOURADAS É UMA COISA MUITO MAL EXPLICADA E QUE ESTÁ A DEIXAR OS AFICIONADOS E ATÉ A PRÓTOIRO EM ALVOROÇO – SEM RAZÃO

Não existe qualquer tipo de alarme, nem ninguém quer proibir os menores de 16 anos de assistirem a corridas de toiros. O que o Governo propôs no seu programa foi alterar de 12 para 16 a classificação etária para os espectáculos tauromáquicos – que todos interpretaram como uma proibição e a Federação PróToiro o acentuou num comunicado alarmista e sem razão de ser.
Mas na realidade os espectáculos taurinos – e muitos mais espectáculos de índole diversa – apenas são proibidos a menores de 3 anos. Já tudo entrou em alvoroço quando recentemente se adoptou a idade de 12 anos como mínima aconselhável, quando antes era de 6 anos. Antes do 25 de Abril, nos anos 60, as corridas de toiros também eram classificadas para maiores de 12 anos, depois passou a 6. Voltou a ser 12 e agora pode passar a ser 16.
Mas o facto de se classificar a corrida de toiros como um espectáculo não aconselhável a menores de 16 anos não é o mesmo que decretar que só podem assistir jovens com mais de 16 anos. É apenas não aconselhável – mas não é probido, como nunca o foi antes.
Trata-se, afinal, de uma simples recomendação ou conselho, como melhor queiram interpretar. Mas não de uma probição.
É preciso que se esclareça este ponto – para acabar de vez com a polémica.

Fonte: Jornal farpas

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *