Connect with us

Turismo

1º AUTOMÓVEL EM PORTUGAL ETERNIZADO EM SANTIAGO DO CACÉM

Foi inaugurado em Santiago do Cacém, dia 26 de outubro, o monumento alusivo à chegada do 1.º automóvel a Portugal, que foi trazido para esta cidade no ano de 1895. O carro, um Panhard & Levassor, suspenso nas mãos dos que acolheram um sonho guiado por homens visionários representa esse momento histórico único.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, esta inauguração foi “um ato simbólico”, de um facto histórico que o Município faz questão de assinalar pela sua importância. O Autarca sublinhou que “este era um projeto que a Câmara há muitos anos ambicionava, mas que por vicissitudes várias ainda não tinha sido possível concretizar. Mas, com as obras para a construção da superfície comercial solicitámos apoio à Sonae que o comparticipou em 50%. Aquando da infraestruturação e embelezamento desta zona, entendemos fazer esta rotunda numa das principais avenidas da Cidade e nela colocar este monumento para que quem nos visite fique a saber que Santiago do Cacém, entre muitas outras coisas, teve o privilégio de receber o 1.º automóvel que circulou em Portugal”. O Autarca agradeceu “a todos os que tornaram possível este momento”, lançando um apelo para que “todos preservem este monumento, para que algo que tanto nos orgulha não seja vandalizado”.

A cerimónia contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, da Vereação e do representante da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra.

Ferro, aço e fibras construíram a peça escultórica idealizada e concretizada por António Caetano. Um monumento cheio de significado em que “as mãos representam a comunidade, Santiago do Cacém, mas também todo um país e o mundo azul, que recebeu e acolheu estes inovadores”. Na réplica do automóvel seguem as personagens desde acontecimento “que são de ouro porque nos trouxeram este progresso”.

O momento ficou, também, marcado pela 25.ª Viagem Histórica, a tradicional recriação desta fantástica viagem que aconteceu há 124 anos. Uma iniciativa organizada pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra e do Continente.

Do Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, Marco Paiva agradeceu a honra de estar presente na inauguração do momento ao 1.º automóvel em Portugal. “Sentimos que fazemos parte deste monumento, há 25 anos que vimos a Santiago do Cacém fazer a recriação do trajeto desta viagem histórica, e tínhamos este sonho. Não posso deixar de agradecer ao Presidente Álvaro Beijinha por hoje se ter concretizado com a inauguração deste monumento”, referiu o representante do Clube.

Foi em outubro do ano de 1895 que a viagem do Panhard & Levassor comprado em Paris por D. Jorge d´Avillez, um jovem visionário e aristocrata de Santiago do Cacém, se tornou um marco histórico. Segundo rezam as crónicas a viagem começou em Cacilhas e demorou três dias, pelo caminho, em Palmela, atropelou um burro que veio a morrer. Foi, também, para Santiago do Cacém que veio o primeiro Rolls Royce e a primeira licença de condução.

O monumento pode ser apreciado na rotunda da Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, junto ao hipermercado Continente, em Santiago do Cacém.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *